Inovação disse ele...

 Disse o Filipe Vieira, há dias, numa qualquer Conferência sobre Empreendedorismo...




Bem, se atendermos ao facto de que nos últimos sete/oito anos (2003/2011) o FC Porto conseguiu conquistar uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental, 6 Campeonatos Nacionais (em 8 possíveis e com direito ao Tetra), uma Taça de Portugal e uma Supertaça "Cândido de Oliveira", enquanto que do "outro lado" vê-se....vê-se o quê mesmo?
Ahhh Pois, está aqui...parece que ganhou 2 Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Supertaça "Cândido de Oliveira", 2 Taças da Liga e..e...e mais porra nenhuma.

Só que desta forma fiquei sem saber o que é que o Filipe Vieira entende por "inovação". Será que ele se refere às conquistas na Taça da Liga? Ou aos apagões de luz, passados 2 minutos após o fim do jogo, para poupar na conta da electricidade?
Sim! só se for isso, porque de outro jeito, não vejo como é que o FC Porto poderá alguma vez conseguir copiar o Benfica, a não ser que, de repente, ele se lembre de atirar ao Rio Douro todas as Taças e os Títulos que logrou conquistar nestes últimos 8 anos.
Uma ideia que a meu ver, e por si só, é bastante parva, diga-se.

Mas o que é parvo para uns, pode ser genial para outros.
E como o "apagão na Luz" foi tudo menos uma ideia brilhante...tirem vocês as vossas próprias conclusões.

Olhem...para mim "inovação" seria o Filipe Vieira rapar finalmente o bigode, ou ver o Benfica começar a assumir os seus erros, limitações pessoais, em vez de procurar atirar constantemente as culpas do seu insucesso nos outros.

10 comentários:

  1. Sabes onde se compra um amigo colorido?Ajuda a Cacarolinha a escolher a cor...Beijinhos~~~~

    ResponderEliminar
  2. Mais depressa o gajo fazia uma plástica às orelhas e rapava o bigode, do que assumia culpas. Olha, que os gajos o conservem por lá muito tempo, que sempre vão dando motivos aos portistas para se rirem.

    ResponderEliminar
  3. O Vieira devia ter estado caladinho... sou benfiquista e essas declarações só lhe ficam mal.

    ResponderEliminar
  4. Este clima de "guerrilha" não dignifica ninguém. Mas enfim...

    ResponderEliminar
  5. Cacarol, eu li bem?
    Procuras uma amizade colorida?
    Ó miúda, tu não venhas aqui tentar-me, está bem?
    A minha vida já está complicada que chegue... :))

    Julie, antes de mais bem vinda.
    O não querer assumir culpas próprias é um mal que afecta a generalidade do nosso povo desde o nascimento do mundo. Não há nada a fazer, está no nosso ADN.
    Mesmo nas Prisões, o cenário não muda uma vírgula, em Portugal só temos gente inocente....hehehe

    S*, Por seres uma Benfiquista lúcida, consegues retirar facilmente essa ideia.
    Mas é que saibas que ao pronunciar este tipo de declarações, o Filipe Vieira não tenciona alcançar gente lúcida.

    Nina, As guerilhas surgem sempre nos paises do terceiro mundo, por isso...é natural que elas resultem também aqui.. :)

    ResponderEliminar
  6. Estás sempre a implicar com o Benfica...

    ResponderEliminar
  7. Não Cacarol, não é com o Benfica, esse eu respeito.
    É essencialmente com o Vieira e alguns Benfiquistas mais fanáticos que por vezes gostam de aparecer por aí.
    Asseguro-te de que o Benfica, pela sua história e tradições no futebol, está muito acima de qualquer um desses. :) Bjs

    ResponderEliminar
  8. http://economico.sapo.pt/noticias/citeve-apoia-benfica-na-producao-de-merchandising-made-in-portugal_82379.html

    Francisco,

    Já reparei que, quando é para falar mal do Benfica, estás na linha da frente.
    É óbvio que não atingiste o alcance das palavras do presidente do Benfica ou simplesmente não o quiseste atingir. Habitual...

    O departamento de marketing e merchandising do Benfica têm tido um desenvolvimento extraordinário, principalmente desde a entrada deste presidente e da sua equipa neste clube. O Benfica é hoje uma empresa apetecível, com inúmeras vantagens comerciais para os seus sócios.
    Os números falam por si, mas deixo aqui mais um link para terminar o comentário.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=467865

    ResponderEliminar
  9. Dylan, não me importo de repetir o que já disse à Cacarol. O Benfica é uma coisa, o Filipe Vieira é outra...e eu nada tenho contra o Benfica.

    Se não atingi, segundo si, o "verdadeiro" alcance das palavras do FV, não foi por não querer, mas sim porque elas não foram colocadas nos moldes que as façam ser atingidas da forma mais desejável.
    Dylan, você fala-nos em marketing e merchandising.
    Primeiramente devo informa-lo que o Merchandising "Made in Portugal" já foi inventado (e implementado) há muitas décadas no nosso país, logo, creio que o sentido da palavra "inovação" não passará por aqui.
    Em seguida, gostaria de lhe fazer uma pergunta.
    Como sabe, o FV afirmou "tudo o que é inovação no futebol português", logo, qual é parte do "TUDO" que você me condena não ter percebido?
    Será que a palavra TUDO dá-nos imediatamente a noção de que o homem se referia apenas ás questões de Marketing e Merchandising?

    Se sim, então reconheço que sou um homem de compreensão limitada, porque para mim, tudo quer dizer tudo mesmo, e a expressão "tudo o que é inovação no futebol português" abrange muito mais do que simples questões de Merchandising.

    Repare que ele podia ter dito que o Benfica estava a ser "pioneiro" ou "seguido por muitos" em algumas questões, mas não, preferiu armar-se em autêntico narcisista e dizer-nos algo do tipo "Portugal é o Benfica e tudo o resto são paisagens".

    Compreenda que nos dias de hoje, esse tipo de discurso já está mais do que ultrapassado.
    Acho que precisa de um bocadinho de inovação... :)

    ResponderEliminar
  10. Francisco,

    Admito que as palavras do presidente do Benfica poderiam ter sido ditas com uma maior dose de humildade. Isto não invalida o excelente trabalho desta Direcção no âmbito destes departamentos, nomeadamente nas pessoas de Domingos Soares Oliveira e Miguel Bento. Claro que houve inovações, os 230 mil sócios não caíram do céu...

    O Benfica foi, segundo a empresa da consultoria e auditoria Deloitte, o 26.º clube de futebol do mundo que gerou mais receitas na época anterior (2009/10). O campeão nacional, a única equipa portuguesa que entra no estudo, que só refere os 30 primeiros, destaca-se especialmente na classificação das receitas de bilheteira, na qual ficou à porta do top 10, em 11.º. Tal como nos cinco anos anteriores, na frente do ranking global aparece o Real Madrid, o único emblema capaz de encaixar receitas superiores a 400 milhões de euros (438,6, depois dos 401,4 milhões obtidos em 2008/09).

    O clube liderado por Luís Filipe Vieira é mesmo o único no top 30 do total de receitas que não pertence aos big five (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália ou França). O Benfica arrecadou um total de 98,2 milhões de euros, segundo o relatório, que não contabiliza as receitas relacionadas com transferências de jogadores. Campeão português e eliminado nos quartos-de-final da Liga Europa, o Benfica somou 40,2 milhões de euros com a venda de bilhetes nos jogos na Luz. No capítulo das receitas comerciais, encheu os cofres com 41,2 milhões, proveitos que valeram o 17.º lugar desse ranking.

    ResponderEliminar

A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."