Paella de Frango

(Post em modo "repeat" retirado do blogue "As receitas do Pensador")

Já vos mostrei comida portuguesa, italiana e francesa, e porque não darmos agora uma pequena volta por terras de "nuestros hermanos"? Há um prato espanhol que me encanta particularmente. A Paella. Em casa, costumo fazê-la em 3 variações distintas. Uma vez é Paella de frango, outra é Paella de coelho e porco, e , por fim, a belíssima e maravilhosa Paella mista de marisco. Escusado será dizer que a escolha da Paella a fazer é sempre feita em função do apetite e dos dinheiros que entram cá por casa. Se estivermos mais "apertados" come-se frango, se estivermos mais "folgados" come-se marisco. O meu truque, e o de milhares de portugueses suponho, é ficar constantemente atento às promoções. Assim, quando vou ao Lidl, Minipreço, Continente ou Pingo Doce, por exemplo, e apanho uma promoção na secção do marisco, aproveito sempre a oportunidade para fazer a versão que mais aprecio. Mas porque sei que as probabilidades jogam sempre mais a favor de haver mais pobres do que ricos no mundo, para os visitantes do meu blog vou deixar aqui a versão que considero mais económica. Bendito seja o frango...e o dia em que o saldo da minha conta bancária tiver mais do que 3 dígitos do lado esquerdo da virgula!

Escusado será também dizer que tentar fazer uma Paella sem ter uma "Paellera", é como tentar fazer um jardim sem meter lá flores.

Resultado de imagem para paella de frango

Imagem da Net

Ingredientes para 4 Pessoas:

- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 frango médio cortado em pedaços pequenos
- 200 gramas de feijão verde
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1 lata de tomate pelado
- 1/2 colher (sopa) de açafrão das índias
- 4 chávenas (chá) de arroz
- Pimentão verde cortado em tiras finas
- Pimentão vermelho cortado em tiras finas
- Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coloque o azeite numa "paellera" ou, caso não tenha, numa frigideira larga e funda e deixe aquecer um pouco. Junte os pedaços de frango, salpique-os com um bocadinho de sal e pimenta e frite-os por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando para que possam fritar por igual.
Corte o feijão verde em pedaços de 3 a 4 cm e acrescente-os ao preparado de frango. Refogue tudo por mais 5 minutos. Entretanto triture a lata de tomate pelado com a varinha mágica e reserve de lado. Com a ajuda de uma espátula, coloque o preparado de feijão e frango para as bermas da paellera, abrindo um pequeno espaço no centro. Nesse espaço adicione o tomate triturado e o pimentão doce e deixe fritar mais 5 minutos sem envolver o frango. De seguida, envolva tudo e acrescente água até (quase) encher a paellera ou cobrir o frango. Cozinhe em fogo alto por 20 minutos, tendo o cuidado de colocar o açafrão e rectificar o sal a meio desse tempo.
Acrescente o arroz aos "punhados" (Cada punhado representa o equivalente a uma pessoa), dispersando-o na paellera em forma de cruz (2 na vertical e 2 na horizontal). Espalhe um pouco o arroz que tenha ficado à tona da água, espalhe uniformente as tiras de pimentão verde e vermelho e deixe cozinhar em fogo médio entre 10 a 15 minutos minutos.
Quando a água começar a secar, deixando "buraquinhos" na superfície do arroz, desligue o lume, tape tudo com folha de alumínio e deixe o arroz repousar cerca de 5 minutos para que possa recozer.

Et voilà, bon appetit!


6 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar em pimentão doce! 0 açafrão tem que ser necessariamente da índia? Como assim cortar o caroçinho de feijão em pedaços de 4cm?
    Dou conta não, gente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leocadia, pimentão doce é aquilo que poderás conhecer no Brasil como "colorau" ou "Paprika". O açafrão não tem que ser necessariamente da índia, pode ser qualquer tipo de açafrão. Disse da índia porque esse costuma ser o tipo mais comercializado em Portugal. O feijão não tem que ser cortado com a ajuda de uma régua graduada, disse entre 3 e 4 cm para dar uma ideia mais concreta do tamanho que os pedaços de feijão verde devem ficar.
      Claro que dás conta! confio plenamente em ti. :)

      Eliminar
  2. Parece bem bom, vou levar para experimentar, obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Redonda, o prazer é todo meu e, assim, com a tua ajuda, posso sempre dizer que durante a minha vida servi para alguma coisa. :)))

      Eliminar
  3. :) ainda não experimentei, quando o fizer vou tratar de fazer um post com link para aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta e conta-me como foi. Não precisas de endereçar o link, mi casa es tu casa... :)

      Eliminar

A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."