Venha dai o FMI



Então malta! Estão preocupados com um eventual chumbo do Orçamento de Estado para 2011?
Naaahhh! Mas que nada, deixem-se disso.
Asseguro-vos que o OE2011 conseguirá passar na assembleia com a maior naturalidade do mundo.
O problema é que estamos a lidar com uma matéria extremamente sensível, e, uma vez que este OE é um dos piores jamais criados até hoje desde a revolução dos cravos, ninguém quer assumir abertamente a responsabilidade pelo fracasso da sua implementação, justificando-se desta forma todo este folclore politico (Tragicomédia) que paira no ar, antes da sua garantida aprovação que será feita daqui alguns dias.
Se a "criança" fosse boa, e bonita, não faltaria por ai quem quisesse adopta-la ou assumir a paternidade da mesma, mas como é feia, gorda, e má, todos querem fugir dela a sete pés e se puderem apanhar a moral de costas para atirar o "embrulho" para o rio, tanto melhor.

Tal como alguém da oposição já tinha vaticinado há semanas; "Somos um país de fiteiros. Mais cedo ou mais tarde, eles (PS e PSD) acabam sempre por se entender".
Estes são os contornos de uma história que já é sobejamente conhecida e que tem tendência para ser repetida muitas vezes. Ameaçam que tencionam chumbar o documento afim de obter mais alguns benefícios - a maior parte  deles pessoais, políticos ou partidários-, mas chegada a hora da verdade, é vê-los enfiarem todos o rabo entre as pernas e assobiarem para o lado.
Não pretendo tornar-me nenhum Professor Chimango, para me armar em adivinho (Até porque esses dizem que adivinham tudo mas acabam sempre por nunca acertar em nada), mas preparem-se porque daqui alguns dias vamos todos poder ver o "bandido" ser aprovado na assembleia com votos contra do BE, PC e CDS, e a cómica abstenção do PSD.

Parece incrível mas é verdade, como é possível que o nosso país, o tal que já tinha um atraso de 20 anos em relação à maioria dos seus companheiros na CEE, vai perder, de um dia para outro, mais 30 anos de evolução graças à porcaria de um documento que ninguém deseja sem ser a classe capitalista e os fidalguinhos do costume?
Como pode o PS, sendo ele um partido caracterizado sobretudo pela sua vertente mais social e trabalhista, ceder aos interesses do capitalismo e lançar uma aberração desta natureza na nossa praça pública, penalizando gravemente a classe operária que já de si era desfavorecida e que agora vai ficar ainda mais pobre e desprotegida?
E como pode o nosso povo assistir a tudo isso com o maior dos ócios e sem um resquício de vontade para mexer uma palha que seja?
Será que somos assim tão lorpas? Não temos amor próprio? Nem sequer um pingo de vergonha?
Se esta situação ocorresse na França ou na Espanha, credo jaaasus! seria o fim do mundo em cuecas. A esta hora, já todo o país estaria em chamas e o governo a cair em bloco, mas nós...porra! a nossa inépcia é arrepiante! chega mesmo a ser escalabrosa!
De tão preguiçosos que nos tornámos, já parecemos aqueles porcos que foram alimentados com farinha e estão agora á espera de ir à faca.
Sinto uma grande tristeza em dizer isso, mas a verdade é que, se já houve homens de verdade neste país, então esses homens já morreram todos, porque hoje, a malta só sabe comer e cag*r.

As SCUTS passaram a ser portajadas - com tarifas proibitivas! - afectando a vida de milhões de portugueses que se viram obrigados a recorrer novamente às antigas Estradas nacionais, obsoletas, penosas e demoradas. Os medicamentos deixaram de ser comparticipados pelo estado para a angústia de milhares de reformados cujo valor das suas reformas já não chegava para suprir todas as suas necessidades de medicação/tratamento e que agora vão passar a comer pão e água, e a viver de esmolas da familia, caso não queiram passar a sofrer mais do que já sofrem actualmente(Coitado de quem é velho e precisa!). O IRS e o IVA vão aumentar, logo, os salários e a capacidade de compra irão baixar. As deduções fiscais e os reembolsos do IRS vão diminuir...e...para cereja no topo do bolo, temos ainda o preço do Petróleo que não tarda nada vai voltar a subir.

Para embelezar ainda mais todo este cenário, anda agora também uma grande parte do país preocupado com a eventualidade de o FMI entrar por aqui dentro e tomar conta dos nossos destinos, o que seria trágico, dizem eles.
Mas eu pergunto: Que raio poderia tirar-nos o FMI???  Que temos nós que ainda possa ser suprimido?
Nós já não temos nada! Estamos tesinhos da silva! Será que se pode tirar algo a quem já nada tem?

Podem sim...é proceder à uma reestruturação e eliminação de alguns institutos públicos dispendiosos, tais como esses governos civis absoletos que só servem para encher a mula de alguns "Boys" amigos do governo, e reduzir também esses empregos de gestores e assessores públicos inúteis, que são principescamente bem pagos à conta de uma competência fantasiosa que não se verifica na realidade, e que afundam gravemente as contas do nosso erário público.
E ai sim...já entendo melhor porque razão o FMI consegue deixar muita gente nervosa...

Mas olhem, sabem que mais? Sinto-me cansado.

2 comentários:

  1. Estás cansado?

    Agora imagina-te com mais 10 anos em cima e chegares à conclusão que durante trinta anos andaste a trabalhar para nada.

    Já não chegava sermos obrigados a pagar para trabalhar (sim, que só paga quem trabalha), ainda por cima aumentam o que temos que pagar e retiram o que ganhávamos.

    Coloca mas é um post que me faça rir. Para chorar já basta a crise.

    :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Não nina, não gostaria de estar no teu lugar neste momento. Estou inteiramente solidário com a tua revolta.
    Mas devo dizer-te que apesar de não poder, tal como tu, chegar também eu à conclusão de que andei 30 anos a trabalhar para nada, posso, infelizmente, dizer que andei estes últimos 20 anos a patinar no mesmo sitio (chegando ao ponto de fazer uma cova) sem nunca ter tido a possibilidade de tomar uma direcção, um rumo.

    Mas as situações não podem ser de todo equiparáveis, porque no meu caso, só posso me queixar de mim próprio.

    Coragem miúda. Costumo dizer ás pessoas que melhores tempos virão, embora nunca tenha acreditado verdadeiramente nisso.

    Bjs

    ResponderEliminar

A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."