Constatações inquietantes...

E há aqueles momentos em que, sem nenhuma razão aparente, ponho-me a pensar nas coisas da vida. Reflicto sobre o lugar que ocupo no mundo e o papel que tenho desempenhado na vida da minha família e das outras pessoas. Não raras vezes dou por mim a duvidar se tudo o que tenho feito até ao dia de hoje terá sido realmente suficiente ou se devo obrigar-me a fazer muito mais. Como se a minha vida nunca tivesse saído da linha de partida em vez de estar a chegar à meta. Não raras vezes dou por mim a pensar de que...talvez devesse tentar melhorar ainda mais algumas coisas, ainda que esteja muito longe de saber o quê e, aparentemente, tudo possa parecer-me perfeito. Talvez possa tornar-me numa pessoa melhor, ser um melhor pai, quiçá...ou melhor marido, melhor amigo, ou, quem sabe, até mesmo um melhor cidadão. Mas depois analiso o que se passa à minha volta e vejo tudo aquilo que o mundo hoje representa, tanto para mim como para os outros. Vejo os lugares que todas as outras pessoas tem ocupado e o papel que as mesmas têm desempenhado na vida umas das outras, e chego à rápida conclusão de que não preciso mudar rigorosamente nada. Elas é que precisam...

9 comentários:

  1. às vezes penso o contrário, começo por pensar no que poderiam mudar os outros e acabo a pensar em que eu é que deveria mudar...mas não mudo nada ou mudo tão devagar que só muito mais tarde me apercebo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Redonda, aparentemente seguimos os dois uma direcção diferente mas acabamos por nos cruzar pelo caminho para obter os mesmos resultados... :)

      Eliminar
  2. Quão soberbo és tu que se achas o dono da razão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leocadia, sou soberbo a ponto de saber que em matéria de "razão" ninguém é soberbo apenas por se achar dono da sua... :)

      Eliminar
  3. Francisco, desculpe a invasão, mas até que gosto bastante do seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Pedro e seja bem vindo ao meu estaminé. Fico contente por saber que retirou boas impressões neste primeiro contacto que teve com o meu blogue, mas por aquilo que já conheço de si, fruto da sua presença habitual no Shiuuuu, quero alertá-lo desde já que muitas vezes poderá detestar-me por algumas coisas que, seguramente, tenciono escrever aqui. Sobretudo quando se tratar de assuntos que sei ser-lhe caro, como é o caso da religião.

      Fora isso, seja mais uma vez bem vindo e um abraço.

      Eliminar
  4. O shiu é um blog para brincar, não se preocupe :)

    ResponderEliminar
  5. Mudar os outros não está ao nosso alcance. Esperar que mudem é perda de tempo. Só podes mudar algo em ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, mudar os outros pode não estar ao alcance de muitos mas...e se lhe disser que durante a história da humanidade, em várias eras também já houveram muitos homens que conseguiram mudar o mundo?
      Podemos mudar algo em nós, mas tudo aquilo que fazemos também afecta o comportamento dos outros...

      Eliminar

A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."