Filho és...pai serás...

Imagem relacionada
Imagem da Net

Hoje o meu filho mais novo acabou de fazer 13 anos de idade. Ai como o tempo passa, ai como o tempo voa. A criança que ainda ontem vi nascer estava prestes a tornar-se um adolescente e doí de certo modo sabermos que daqui para a frente, o mundo infantil que idealizamos à sua volta estava também prestes a desaparecer. Enquanto país, obviamente que ficámos felizes por vê-los crescer, bonitos, felizes e saudáveis, mas no nosso âmago não conseguimos anular um certo estado melancólico que gosta de atormentar na nossa alma. Enquanto o meu filho soprava para apagar as velas do seu bolo de aniversário dei por mim a reviver algumas lembranças que ligaram a minha história passada à dele. Momentos que partilhamos, juntos, e nos quais encarnava sempre o papel de "Pai Herói", de pai amigo , do maior pai do mundo. Momentos que por vias disso vou guardar eternamente no meu coração. Nada poderá anular isso, apenas a morte. E sim, ficamos nostálgicos. Não há como fugir a isso e todo o pai é capaz de compreender o porquê.
A adolescência traz muitas incertezas. Demasiadas infelizmente. Quando o meu filho mais velho passou por essa fase tive direito a uma expressiva amostra do quão ruim ela consegue ser. É o moço que se quer fazer homem, dono de si próprio, independente, etc e tal, e, a nós, doí-nos sobretudo constatarmos que conseguimos passar muito depressa de pai "bestiais" para "bestas pais". Basta dizer um "não" quando é menos desejado ser ouvido mas que, infelizmente, é necessário dizê-lo e todos os nossos ensinamentos arriscam-se a cair por terra como se fossem um castelo construido com baralhos de cartas. Hoje é muito difícil educar um filho porque a pressão e as exigências impostas pela sociedade são cada vez maiores, as tentações multiplicam-se como cogumelos e os perigos estão cada dia mais presentes e à espreita a cada esquina, invadindo lugares que até aqui pareciam ser de confiança. Hoje toda a gente está proibida de falhar, de errar e fazer má figura, e quase já não se pode confiar em ninguém. Pelo andar da carruagem, acho que qualquer dia já nem sequer em nós próprios poderemos confiar. Vivemos uma vida cada vez mais estranha num mundo cada vez mais complicado. É triste mas é aquilo que nos calhou na rifa e temos que saber nos adaptar. Felizmente acabei por ter sorte com o meu filho mais velho. Apesar das nossas "trovoadas" e de muitas vezes julgar que estava em vias de o perder, o seu coração de filho acabou por falar mais alto e mesmo enfrentando algumas dificuldades acabou por seguir o caminho mais correcto. Amanhã vai começar a trabalhar na mesma empresa onde eu trabalho, após ter estado quase um ano parado em casa sem fazer nada, e nada neste momento conseguiria encher o meu coração de tanto orgulho como vê-lo seguir o seu caminho e querer tomar o seu destino em suas mãos. Diz que quer crescer, ser bem sucedido, autónomo e criar valor, e eu só quero que ele brilhe que nem uma estrela. Diga-se o que se disser, nenhuma educação nossa será bem sucedida se os nossos filhos não tiverem um bom instinto dentro deles e o coração suficientemente aberto para nos escutar. Hoje quando converso com o meu filho apercebo-me de que ele tem muito de mim. Hoje quando converso com os outros apercebo-me que também já tenho muito dele. E é isto o que o amor tem de melhor e mais bonito, a capacidade de aprendermos com os erros uns dos outros. E é isto que também desejo para o meu filho mais novo. Seja o que for o que a vida lhe reserva e sejam quais forem os obstáculos que encontrará no seu caminho, que ele saiba sempre escutar a minha mensagem, e compreender as minhas dúvidas, para que eu tenha sempre receptividade para aceitar as suas diferenças e ouvir todas as coisas que ele tem para me dizer. Que nunca sinta vergonha nem medo de conversar com o seu pai. Porque a história do homem é construída na base do diálogo e nenhum amor consegue sobreviver sem ele.

2 comentários:

  1. Parabéns ao filhote mais novo. Quanto ao que escreveste, subscrevo. Na íntegra.

    Espero que o primeiro dia do filhote mais velho tenha corrido bem.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filhote começou o dia muito empolgado e foi-lhe difícil disfarçar a sua ansiedade de por as suas mãos à obra mas no final do turno de serviço já soube desabafar que sentia-se um bocadinho cansado. Acho que está no bom caminho hehehe

      Eliminar

A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."