Divórcio na Hora

Após o lançamento dos famigerados "Empresa na hora" e "Associação na hora", eis que acaba de sair bem quentinha do forno a apoteose do Simplex.
A partir de hoje, quem quiser se divorciar poderá fazê-lo por Internet através deste portal, com toda a comodidade do seu lar, numa operação que dura apenas entre 4 a 20 minutos.
Creio que esta medida acompanha na perfeição os níveis de coerência e maturidade que este executivo do Engenheiro Sócrates já nos habituou e acredito que seja determinante para fazer com que no futuro a taxa de natalidade aumente drasticamente.
Não há nada como um homem fazer um filho e divorciar-se na hora seguinte para não ter que mantê-lo, pois não?
Esperto este Sócrates!


A Igreja é que não achou piada nenhuma a coisa e até ousaram dizer que esta iniciativa era quase uma promoção ao divórcio.
Mas o certo é que eles também não fazem filhos (digo eu..) , logo também são incapazes de compreender o grau de importância desta medida..
Aliás, sensibilidade para as questões de actualidade nunca foi muito o forte da igreja porque foi preciso esperar até 1969 para vê-la reconhecer publicamente que o planeta Terra era redondo após visionar as imagens captadas por um foguetão que tinha ido à lua, numa altura em que todo o mundo já estava fartinho de saber disso..
- Se não houver filhos quem no futuro é que vai deitar esmolas na missa, ó engraçadinhos??




Pois é...vê-se mesmo que este executivo encara o ano 2008 como um ano de despedida.
Não consigo imaginar alguém fazer algo assim sem ser por uma questão de desespero!..
O PS no ano passado bem tentou manifestar-se contra esta medida (apresentada pelo BE) mas como estamos próximos das eleições...
..e no PSD anda tudo a conspirar contra o Menezes...
..e a brincar a brincar ainda vai nos sair a sorte grande...
..mas mesmo que saia, nunca será por maioria absoluta...
..e sem maioria absoluta vai ser preciso ganhar apoios (BE)...
..e para ganha-los... assim de repente ...

Exactamente!...Na politica é tudo uma questão de preço...

(Ps: Não sei se é verdade mas dizem as más línguas que o executivo do Sócrates prepara-se para fazer aprovar no parlamento , de preferência antes das férias de verão, um diploma intitulado "Fazer meninos na hora" que vai atribuir um prémio de 24,27 euros, que poderá ser arredondado para 24,30 euros, a todas as mulheres que estejam dispostas a fazer um bebé na hora em que faz o requerimento do respectivo prémio...estando este diploma dependente de saber se a Segurança Social está equipada com efectivos suficientes para participar na cópula..)

5 comentários:

  1. Pensador, vamos por partes:

    O divórcio por mútuo consentimento já pode ser requerido nas Conservatórias do registo civil,sem intervenção de advogados, desde que as partes estejam de acordo. Havendo filhos menores o acordo tem que ser préviamente analisado pelo Tribunal. Só depois é que o Conservador, na presença do casal pode declarar a dissolução do casamento. É um acto similar ao casamento civil mas, óbviamente de sentido inverso.

    Os procedimentos que descrevi anteriormente mantêm-se inalteráveis, com duas alterações: as partes em vez de entregar os documentos na Conservatória poderão fazê-lo via internet e não pode ser utilizado por quem tenha filhos menores.

    Segundo as informações que possuo este serviço foi disponiblizado por um advogado.

    O problema que levantas com este post não tem tanto a ver, na minha opinião, pelas facilidades concedidas para quem se quer divorciar ( e ressalve-se que estamos aqui a falar do divórcio por mútuo consentimento). Se ambos estão de acordo porque razão se há-de transformar um procedimento que é simples num processo longo e oneroso?

    O problema tem a ver com a facilidade com que um casal, no primeiro obstáculo que surja opta pelo divórcio. Já não se sentam, não conversam. Têm a primeira discussão e a solução é o divórcio.

    Mas, convenhamos, não é uma lei restritiva que vai alterar esta situação.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Só para complementar a informação anterior:

    "Como surgiu a ideia de se criar um divórcio electrónico?
    O mentor do projecto é Pedro Miguel Januário Lourenço, um mandatário judicial português residente em Londres que trabalha para a Comunidade Portuguesa residente no Reino Unido. A ideia surgiu da forte necessidade de uma interacção mais célere e eficaz com a Administração Pública portuguesa, já que muitos dos assuntos dos portugueses ali residentes são tratáveis em Portugal, como sejam os casos de partilhas, divórcios, menores, e assuntos administrativos vários relacionados com questões familiares do emigrante. A distância física que se faz sentir entre o emigrante e o mandatário (por exemplo: da Irlanda do Norte para Londres, e desta última cidade para a conservatória ou tribunal em Portugal), fazia com que, além de se entorpecer a justiça com inevitáveis atrasos, se criassem muitas das vezes actos desnecessários derivados de extravios, atrasos e greves dos correios, dificuldades em validação das assinaturas dos outorgantes que não estão na presença do mandatário, etc. Se juntarmos a isto, o facto de em 2005 se terem oficializado 48 671 casamentos e 22 853 divórcios, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, dos quais a maioria (93,5 por cento) foram de “mútuo consentimento”, com apenas 6,4 por cento de processos “litigiosos”, e num divórcio por mútuo consentimento, em que os cônjuges estão de acordo em tudo (casa, alimentos, poder paternal e partilha de bens) custar, em termos de honorários cobrados pelos mandatários, na ordem dos 500 a 5.000 euros, torna-se premente evitar que tal ocorra, quer nos casos de manifesta simplicidade (sem casa, bens por partilhar, filhos menores, ou necessidade de alimentos do ex-cônjuge) dispensando nestes a constituição de mandatário, quer nos restantes, facultando ao mandatário todas as ferramentas tecnológicas necessárias para agilizar o seu trabalho, reduzindo em consequência os custos destes e em consequência dos cidadãos
    ".

    Finalmente, quanto ao bébé na hora, apenas poderei dizer que qualquer hora é uma hora boa, eheheheheh

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. o que eu acho mesmo é que o casamento não faz qualquer sentido,

    talvez esta coisa do divórcio-na-hora sirva para que se perceba isso duma vez por todas.

    ResponderEliminar
  4. Nina, o problema reside num objecto chamado "travesseiro".
    As brigas entre num casal acontecem facilmente e num primeiro impulso somos capazes de fazer muitas asneiras!
    Já por isso é que o travesseiro é tão importante!
    Permite-nos reflectir sobre tudo o que é importante para a nossa vida, o que podemos ganhar e o que podemos perder.
    Este tempo permite muitas vezes mudar e corrigir eventuais asneiras.
    Atribuir esta facilidade nas mãos das pessoas é o mesmo que atribuir-lhes uma arma para matar a relação quando achar necessário.

    Solo, Um casamento vai muito mais além do que uma simples aliança.
    Casamento é a noção de respeito e compromisso entre um casal.
    Podemos por isso viver um casamento sem no entanto sermos casados.
    Mas se o objectivo do casamento será sempre unir 2 pessoas (efeitos positivos), o divórcio por sua vez será sempre um meio de afastar as pessoas.(efeitos negativos).
    Defendo sempre as coisas positivas..

    Abs

    ResponderEliminar
  5. Análise deveras interessante nesta página, postagens como aqui vemos dão motivação a quem aparecer neste blog :)
    Faz mais deste sítio, aos teus utilizadores.

    ResponderEliminar

A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."