Nas saias do Papa Francisco...

Imagem retirada daqui

José Carlos Coelho, escultor de Freamunde, em Paços de Ferreira, construiu uma estátua de granito com quatro metros de altura e nove toneladas de peso para homenagear o Papa Francisco, numa obra que demorou cerca de um ano a ficar concluída. O escultor pacense afirma-se como um admirador confesso das qualidades humanas do Sumo Pontífice e diz que esta obra teve o propósito de homenagear a "simplicidade" e "proximidade às pessoas" reveladas por ele, assim como o seu papel histórico na história recente do nosso país com a beatificação dos 3 pastorinhos de Fátima, o que é extremamente errado como propósito. Como pode a "simplicidade" de alguém ser representada por uma estátua tão grande e imponente (isso não seria antes a grandiosidade?), e como pode ela tornar-se próxima das pessoas se toda a gente irá precisar de vergar o pescoço para ver-lhe o rosto e a única coisa que consegue levar de frente é a zona dos seus genitais? Dizer que esta estátua representa a simplicidade de uma pessoa é o mesmo que dizer que a Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, que custou cerca de 80 milhões de Euros, também representa a pobreza, discrição e humildade. E em seguida vamos ter que levar com o quê? Com um padeiro que decide fazer um bolo com 20 metros de diâmetro para homenagear o seu desapego e abnegação? Um cozinheiro que decide cozinhar um Arroz à Valenciana dentro de uma "Paellera" com 50 metros de diâmetro para homenagear a sua sobriedade e contenção? Ou ainda uma empresa de brinquedos eróticos que decide construir um vibrador com 2 metros de comprimento e 50 centímetros de grossura com a imagem do Papa Francisco estampada para homenagear a sua castidade e abstinência? Tenham mas é juízo, isso sim!
Obviamente que José Carlos Coelho apenas pretende ganhar dinheiro e ser famoso à custa de uma figura pública, do seu trabalho, e das qualidades artísticas que manifestamente tem, mas eu sentiria mais respeito por ele se assumisse de forma clara, sem fingimentos e sem falsas demagogias, de que esse é o seu verdadeiro propósito.

8 comentários:

  1. Só se fores tu. De frente só vejo as rótulas e com muito esforço, ahahahahah


    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por razões que, acredito, deves conseguir compreender bem...prefiro não responder a isso... :)

      Eliminar
  2. O santuário de Fátima pode comprar, deve ter feito muito dinheiro com a vinda dele a portugal
    Abraço
    https://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma que pode!...e a imponência da estátua está à altura daquilo que o santuário de Fátima gosta de ver e comprar...

      Eliminar
  3. Tenho ideia de já ter metido mais mulheres de joelhos do que o Papa Francisco. Eu é que merecia uma estátua. Mas pronto. ;)

    ResponderEliminar
  4. A estátua ficou bonita! O Cristo Redentor é um pouquinho maior! hararha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, lá bonita é...mas parece-me que vejo ali um botão na batina que ficou mal cosido... :)))

      Eliminar

A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."