Imagem da Net |
Faz hoje um ano que morreu Mário Soares, Doutorado "Honoris Causa" pela Universidade do Porto, antigo Presidente da República, fundador do Partido Socialista Português, figura marcante e incontornável da luta anti-fascista e pai da democracia portuguesa. Um homem cujo labor politico, dedicação e esforço de trabalho para a construção do nosso país foi de tal modo reconhecido e importante, que, pelo menos a julgar por aquilo que tive a oportunidade de presenciar no meu meio social, conseguiu transformar os 3 dias de Luto decretados pelo Governo em honra à sua morte...em 3 dias de contentamento e verdadeira festa celebrados no país inteiro. Na história que conhecemos do nosso mundo contam-se pelos dedos os homens que, através da sua morte, conseguiram realizar a proeza de pôr uma população inteira a chorar de alegria em vez de tristeza. Algo verdadeiramente impressionante, sobretudo se atendermos ao facto deste homem contar no seu currículo a maior quota de responsabilidade por ter libertado Portugal da opressão salazarista. Mas há sempre uma parte da história...que a própria história não gosta de rezar e por alguma boa razão, no mesmo ano em que Salazar foi eleito o melhor português de sempre no programa "Os Grandes Portugueses" realizado pela RTP, o Mário Soares acabou por ser eleito num programa homólogo realizado pela SIC Noticias (Eixo do Mal) como tendo sido o 2º pior português de sempre.
Consta-se que pelos lados de Lisboa há quem esteja a pensar fazer-lhe uma estátua em forma de homenagem - como resposta à petição "insultuosa" que vai ser discutida a 18 de Fevereiro no parlamento a pedir que o nome de Mário Soares seja afastado do futuro Aeroporto do Montijo ou de de qualquer outra obra de grande envergadura -, mas dizem que o projecto ficou estagnado e ainda não avançou porque existem demasiados pombos nas ruas da cidade e estes poderiam eventualmente manchar a memória deste grande homem ao cagar-lhe em cima...
Certo dia o Papa Francisco também disse que era pecado não rezar pelos políticos...mas quando olhamos para certos casos acho que existe determinados pecados que Deus deve perdoar com compreensível facilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário
A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."