Coq au vin - Frango ao vinho tinto.

(Post em modo "repeat" do Blogue "As receitas do Pensador")

E já que partilhei convosco a receita do frango bêbado cozinhado com cerveja preta no último post que deixei aqui, também é justo partilhar agora a receita que eu gosto de fazer com vinho tinto. Como tenho algumas raízes francesas, costumo chamar-lhe de "Coq au Vin", e a minha família, mesmo não percebendo patavina de francês, sabe imediatamente do que se trata. Para eles, não importa que o nome seja pronunciado de forma esquisita, logo que o bicho esteja morto e saiba bem no prato...tudo marcha. O "Coq au Vin" é um prato rústico de origem francesa e consegue satisfazer como nenhum outro o palato mais requintado e delicado, excepto aqueles que sofrem da mania de que só comem coisas gourmet. Cá em casa gostamos de o confeccionar principalmente ao domingo à noite e é servido acompanhado com um puré de batata e fatias de pão torrado. E uma saladinha já agora...

Imagem relacionada
Imagem da Net


Ingredientes (para 4 pessoas):

- 1 Frango do campo (Meio frango para o pai e isto se for dividido equitativamente)
- 200 g de Bacon 
- 1 Lata de cogumelos inteiros
-  1/2 Litro de vinho tinto 
- 1 Cebola
- 12 Chalotas ou cebolas pequeninas
- 2 dentes de Alho
- 1 Cenoura
- 1 Folha de louro
- 1 Cubo de caldo de carne
- Azeite 
- Farinha de trigo q.b
- Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Cortar o frango em pedaços, colocar numa tigela e temperar com sal e pimenta. Adicionar a cenoura cortada em rodelas, a cebola e o alho picados e o vinho tinto. Misturar bem, tapar e deixar marinar este preparado no frigorífico de um dia para o outro (ou pelo menos 3 horas). No dia seguinte escorrer o frango, secar bem e reservar os restantes ingredientes (vegetais da marinada).
Levar ao lume um tacho com um pouco de azeite e cozinhar os pedaços de frango passados por farinha até ficarem "douradinhos". De seguida, retirar tudo para um prato. Na gordura do tacho onde o frango foi frito, juntar a cebola, o alho e a cenoura, mexer e deixar cozinhar entre 3 a 5 minutos. Adicionar novamente os pedaços de frango, a marinada de vinho, a folha de louro, as "chalotas" descascadas e o cubo de caldo de carne e deixar cozinhar entre 20 a 30 minutos até o frango ficar macio. Levar ao lume uma frigideira com o bacon e quando estiver quente adicionar os cogumelos cortados a meio. Deixar cozinhar um pouco até ficar dourado e juntar tudo ao guisado do frango. Verificar o sal e a pimenta e servir com puré de batata e pão tostado.

Et voilà, bon appétit!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."