A noticia caiu que nem uma bomba na comunicação social, para a delicia dos milhares ou milhões de Portistas e Sportinguistas espalhados por este mundo fora. O caso não é para menos e, ao que parece, a procissão ainda só vai no adro. Depois do Benfica ter massacrado durante largos anos a cabeça dos portugueses com a treta fantasiosa do "Apito dourado", eis que o clube da Luz parece ter sido finalmente apanhado a beber do seu próprio veneno. O director de comunicação do F.C. Porto, Francisco J. Marques (FJM), revelou há dias no programa "Universo Porto da Bancada", no Porto Canal, ter em sua posse documentos comprometedores que revelam um esquema de corrupção para favorecer o Sport Lisboa e Benfica. Sem medo nem pudores, o dirigente citou algumas passagens de uma alegada troca de e-mails ocorrida durante a época 2013/14, entre o ex-árbitro Adão Mendes e o actual director de conteúdos da BenficaTV, o famigerado e muito pouco considerado Pedro Guerra, passagens essas que prejudicam grandemente a imagem do clube lisboeta. Mas fez mais! sem gaguejar uma única vez que seja, revela em primeira mão o nome de oito árbitros supostamente envolvidos neste esquema, que são:Jorge Ferreira, Manuel Mota, Nuno Almeida, Vasco Santos, Hugo Pacheco, Rui Silva, Bruno Esteves e ainda Paulo Baptista. O jornal "O Jogo" tratou logo de investigar e descobriu que, de facto, desde a época 2013/2014, o F.C. Porto já perdeu inúmeros pontos à custa dos árbitros mencionados, em resultado de erros de arbitragens considerados graves. O Benfica, como é óbvio, já fez já um desmentido de 57 palavras que, ao que parece, também nada desmentiu, cumprindo apenas o essencial que era sossegar as hostes benfiquistas neste tempo que é de festa. O Pedro Guerra, sim, aquele homem horrível que ninguém cala (mesmo quando está a fazer uma autêntica figura de urso em programas de TV) está desde a saída dessa noticia bombástica num absoluto e ensurdecedor silêncio (céus, finalmente!). Muitas contas deve estar o homem a fazer nesta altura, porque afinal não é todos os dias que somos acusados de sermos coniventes com um esquema de corrupção embora a notícia, no caso deste homem, e por si só, não seja para mim uma verdadeira surpresa. Quando tudo parece ser, normalmente é porque é. E a verdade é que o Pedro Guerra parecia ser maluco o suficiente para fazer uma "besteira" destas.
Confesso que não sei o que pensar desta noticia e acho que prefiro aguardar pelas cenas dos próximos capítulos antes de decidir se devo deitar foguetes ou não. Tudo o que foi revelado por FJM está repleto de sentido e não prejudica rigorosamente nada aquilo que em tempos escrevi sobre o aparente proteccionismo que rodeava o clube da Luz. Mas há um grande senão nesta história. É que, por aquilo que me dei conta, o Pedro Guerra é uma figura bastante detestada pela sua própria gente. Sempre que mencionava para os meus amigos benfiquistas o nome desse sujeito e as figuras tristes que fazia no programa "Prolongamento" da TVI 24, eles pediam-me logo para mudar de assunto e optar por falar de gente séria. É impressionante mas ninguém parece gostar dele. Ninguém lhe dá crédito. Assim, o teor da conversa que foi trocada nos ditos "Emails" pode muito bem ser desvalorizado, e interpretado, por quem tem responsabilidades no assunto, como o devaneio de um homem frustrado ou maluco cujo maior pecado é ser excessivamente apaixonado pelo Benfica. Nessa altura, basta o SLB cortar com qualquer vinculo que tenha com este sujeito que o assunto fica logo ali arrumado. Uma coisa é certa, o Ministério Público já abriu um inquérito e o Conselho de Disciplina da FPF também já fez o mesmo. O mais certo é tudo isto dar em águas de bacalhau - temos que entreter o povo dizia um - mas enquanto este imbróglio durar vou divertir-me imenso a malhar a cabeça dos meus amigos benfiquistas. Nesta altura, e enquanto não se chegar à verdade dos factos, a cabeça deles parecem autênticos melões, coitados...
Nunca tanto se justificou o que vou escrever agora: "prognósticos (entenda-se, comentários), só no fim do jogo".
ResponderEliminarBeijos
Os prognósticos são muito fáceis de adivinhar. Se deu errado para o Porto com a salada do "Apito dourado", esta história não tem outro desfecho senão também dar errado para o Benfica. Chama-se a isso justiça poética... :)
EliminarBjs