Esta aqui saiu fresquinha no JN de hoje...

«..Valor era de cerca de 60 euros anuais e sobe para 100..»



Pois é meus amigos,
Logo que seja para dar à língua ou escrever umas baboseiras nos jornais, o nosso povo ainda se safa e consegue até ultrapassar toda a gente, mas quando se trata de fazer contas de matemática, mesmo contando com a ajuda da calculadora....uiiiiii....credo jasus!...que miséria!!

Eu, só tenho o 9º ano de escolaridade mas até me dá dó ver tanta aselhice...
Ora vejamos...
Como se calcula, assim sendo, este aumento?
Muito simples. Recebiam 60 euros e agora vão receber 100.
Aplica-se a regra de 3 simples.

Se 60 euros é igual a 100%, 100 euros vai ser igual a X.
X = (100 * 100) / 60.
X = 166.66666666666666%

166.66666666666666 - 100 = 66.66666666666666 = 66.6%

Resultado = O aumento real está situado na ordem dos 66.6%

(que até parece um grande aumento, mas se levarmos em consideração que o custo de um fardamento completo é de 500 euros, acaba por ser um aumento irrisório...)

Ora digam-lá meus amigos...então isto não são contas tão simples de se fazer???...hehehe



3 comentários:

  1. :)

    Bem apanhado!
    Há que estar atento!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Ainda dizem que os funcionários públicos são bem pagos.


    Será que no privado têm que pagar as fardas?

    ResponderEliminar
  3. Bird, Infelizmente (Ou melhor...felizmente!) sou um cidadão anónimo e temo que não me sirva de muito mostrar que estou atento.
    A minha única esperança é que um dia ,o jornalista que escreveu esta peça no JN veja este post e se sinta um burro.

    Nina, Quem disser que os funcionários públicos são bem pagos, está a dizer uma calúnia!
    Os funcionários públicos nunca foram bem pagos!!...nós é que fomos sempre mal!
    Não sei se no privado são obrigados a pagar as fardas, mas se forem, tenho a certeza de que também recebem, um subsidio claramente superior ao valor do seu custo.

    Bjs

    ResponderEliminar

A frase mais estúpida que poderá ser dita aqui é: "Para Pensador pensas pouco..."
A mais inteligente é: "És tão lindo Pensador..."