03 outubro, 2008

Esta aqui saiu fresquinha no JN de hoje...

«..Valor era de cerca de 60 euros anuais e sobe para 100..»



Pois é meus amigos,
Logo que seja para dar à língua ou escrever umas baboseiras nos jornais, o nosso povo ainda se safa e consegue até ultrapassar toda a gente, mas quando se trata de fazer contas de matemática, mesmo contando com a ajuda da calculadora....uiiiiii....credo jasus!...que miséria!!

Eu, só tenho o 9º ano de escolaridade mas até me dá dó ver tanta aselhice...
Ora vejamos...
Como se calcula, assim sendo, este aumento?
Muito simples. Recebiam 60 euros e agora vão receber 100.
Aplica-se a regra de 3 simples.

Se 60 euros é igual a 100%, 100 euros vai ser igual a X.
X = (100 * 100) / 60.
X = 166.66666666666666%

166.66666666666666 - 100 = 66.66666666666666 = 66.6%

Resultado = O aumento real está situado na ordem dos 66.6%

(que até parece um grande aumento, mas se levarmos em consideração que o custo de um fardamento completo é de 500 euros, acaba por ser um aumento irrisório...)

Ora digam-lá meus amigos...então isto não são contas tão simples de se fazer???...hehehe



3 comentários:

Bird disse...

:)

Bem apanhado!
Há que estar atento!
Bjs.

NI disse...

Ainda dizem que os funcionários públicos são bem pagos.


Será que no privado têm que pagar as fardas?

O pensador disse...

Bird, Infelizmente (Ou melhor...felizmente!) sou um cidadão anónimo e temo que não me sirva de muito mostrar que estou atento.
A minha única esperança é que um dia ,o jornalista que escreveu esta peça no JN veja este post e se sinta um burro.

Nina, Quem disser que os funcionários públicos são bem pagos, está a dizer uma calúnia!
Os funcionários públicos nunca foram bem pagos!!...nós é que fomos sempre mal!
Não sei se no privado são obrigados a pagar as fardas, mas se forem, tenho a certeza de que também recebem, um subsidio claramente superior ao valor do seu custo.

Bjs